Postagem única

atrapalhar_gravidez

O que pode atrapalhar sua gravidez

Ser mãe faz parte do plano de vida de muitas mulheres. Mas outras prioridades como a realização profissional e a conquista da independência financeira fazem com que esse desejo seja adiado, e com o passar da idade fica mais difícil engravidar. Além desse agravante, fumo, excesso de álcool, problemas hormonais, obesidade e estresse podem diminuir a capacidade reprodutiva.

Confira alguns fatores que prejudicam a fertilidade:

Estresse
O estresse é um vilão em qualquer que seja a ocasião, atrapalhando vários aspectos da vida, sendo a fertilidade um deles. Viver estressado diminui as chances de engravidar, é o que mostra uma pesquisa realizada pela Ohio State University College of Medicine, publicada pela revista Human Reproduction. A enzima alfa-amilase – que indica a presença de estresse no organismo – está presente em maior quantidade nas mulheres mais estressadas.

Idade avançada
Embora ter mais idade para engravidar seja uma constante nos dias atuais, deixar para mais tarde o projeto da maternidade pode ser um problema. A partir do nascimento, a quantidade de óvulos na mulher começa a diminuir, tanto em quantidade como em qualidade. Segundo especialistas da área da saúde, aos 35 anos a capacidade reprodutiva da mulher cai para 8%, pois seus óvulos já diminuíram consideravelmente; e acima dos 40 a capacidade beira a 2%.

Obesidade
O excesso de peso traz com ele diversas complicações para o organismo e a fertilidade também sofre com ele. A produção de células gordurosas implica negativamente na qualidade e longevidade dos óvulos, além de alterar o ciclo menstrual contribuindo para uma ovulação não efetiva.

Tabagismo
Além de todo o mal que o cigarro já traz para a saúde, estudos mostram que fumar prejudica a fertilidade: diminuindo a qualidade dos óvulos, induzindo o aborto e facilitando a entrada da mulher em uma menopausa precoce.

Álcool
Não há um estudo conclusivo que demonstre claramente como a ingestão de álcool prejudica a fertilidade, porém é sabido através de experimentos que ele reduz a fertilidade até mesmo quando a técnica de fertilização em vitro é utilizada.

Problemas na tuba uterina ou no útero
Miomas – crescimento anormal de tecido muscular no útero -, endometriose – quando o tecido que reveste o útero cresce fora dele – e infecções por clamídia (doença sexualmente transmissível causada por bactéria) não tratadas – fator mais comum no bloqueio das tubas uterinas – são os problemas mais recorrentes. Mantenha a saúde em dia fazendo visitas frequentes ao médico, elas vão garantir o controle desses problemas.

Problemas hormonais
O desequilíbrio hormonal, mesmo que não relacionado aos hormônios sexuais femininos, pode atrapalhar as tentativas de concepção, como por exemplo as alterações da tireoide que desregulam o ciclo menstrual – hipotiroidismo, hipertiroidismo. Daí a importância de se procurar um médico antes mesmo de engravidar para que ele faça um chek-up, sendo a dosagem hormonal pedida pelo profissional para avaliar o funcionamento do organismo.

Agende suas consultas e exames na Consulta Mais e tenha um atendimento com toda a atenção que você merece. Marque com a gente pelo telefone (17) 3512 2520 ou pelo Whatsapp (17) 99741 5495.

Consultar Exame
×
Consultar Exame

×