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O chocolate e seus benefícios

O chocolate é famoso pelo seu sabor irresistível e pela sensação de bem-estar que promove. Porém o alimento é muito mais que isso, ele traz benefícios diversos para todo o organismo.

Antes de listar alguns deles, é importante ressaltar que quanto maior a quantidade de cacau no chocolate, mais benéfico e saudável ele é. Sendo mais indicados para o consumo o chocolate meio amargo – que tem de 40 a 55% de cacau – e o amargo – no mínimo 60% de cacau. O chocolate ao leite possui por volta de 10% de cacau e o chocolate branco possui muito pouco, pois utiliza apenas a manteiga do cacau e não a semente, outros nem possuem.

Confira alguns dos benefícios oferecidos pelo chocolate:

  • Estímulo do sistema nervoso central através da teobromina, substância com propriedade semelhante à cafeína quando se trata de disposição;
  • Proteção do coração. Estudos comprovam que o chocolate amargo é capaz de inibir uma enzima no organismo conhecida por aumentar a pressão arterial. Além de ajudar a prevenir o infarto e a reduzir riscos em pacientes com doenças cardiovasculares.
  • Controle do colesterol. Os compostos químicos flavonoides presentes no chocolate são responsáveis por elevar o bom colesterol, HDL e por diminuir o colesterol ruim, LDL.
  • Fornecimento de energia. O chocolate é fonte de energia, de calorias para o organismo, porém deve ser consumido em pequenas quantidades, de preferência pela manhã, já que gastamos mais calorias durante o dia. Se deixarmos para a noite, as calorias podem ser acumuladas e transformadas em gordura.
  • Bom funcionamento dos nervos e músculos. O chocolate contém magnésio, substância fundamental para o relaxamento muscular. Com insuficiência de magnésio podem ocorrer formigamento, dormência e até mesmo a câimbra, contração muscular involuntária e dolorosa.
  • Redução do estresse. O consumo regular de chocolate amargo promove a redução dos níveis de cortisol (hormônio do estresse) no organismo.

É sempre bom lembrar que, embora tenha efeitos benéficos, o chocolate deve ser consumido moderadamente. De acordo com especialistas, a quantidade não deve passar de 30g ao dia. Se consumido em excesso pode causar enxaqueca, diarreia, náuseas e ainda favorecer o ganho de peso, pois é bem calórico.

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