Postagem única

colicas_quando_se_preocupar

Cólicas: quando se preocupar?

A cólica é sinal de que o ciclo menstrual se inicia. As dores surgem a partir da contração involuntária do órgão que está relacionada a uma substância chamada de prostaglandina. Algumas mulheres sentem cãibra ou formigamento na região do útero durante o ciclo menstrual e essa sensação indica essa contração no órgão.

A intensidade da dor varia de mulher para mulher e fatores externos podem influenciar, como:

  • Uso de DIU (dispositivo intrauterino);
  • Uso de anticoncepcionais ou outros hormônios em comprimidos;
  • Frequência de atividades físicas;
  • Alimentação.

As cólicas menstruais são geralmente de dor leve a moderada. Em alguns casos, ela pode ser intensa e causar outros sintomas como alteração na pressão sanguínea, diarreia ou vômito. A dor pode causar também reflexo em outras partes do corpo como costas, pernas e todo o abdômen. Além disso, o desconforto também pode estar acompanhado de TPM (Tensão Pré ou Pós Menstrual) e aumento de quadros de ansiedade, por exemplo. 

Há outros casos de cólicas que podem indicar problemas no corpo:

  • Quando a dor da cólica persiste mesmo após o fim do ciclo;
  • Incômodos na vagina durante o sexo;
  • Fluxo menstrual muito acima ou muito abaixo do normal do próprio corpo;
  • Corrimento vaginal com pus e odor forte.

Nesses casos é preciso procurar ajuda de um ginecologista. Doenças como endometriose, inflamação pélvica e miomas podem apresentar dores parecidas com as cólicas menstruais. Por isso, a melhor maneira de prevenir e tratar essas doenças é manter os exames ginecológicos em dia. É recomendado que as mulheres mantenham uma rotina anual de exames com um ginecologista. Esse especialista é quem vai avaliar as causas das dores e recomendar os melhores tratamentos. 

Na Consulta Mais você encontra os melhores médicos para te ajudar a prevenir e tratar cólicas e desconfortos menstruais. Agende um horário com um dos especialistas da Consulta Mais pelo telefone (17) 3512 2520 ou whatsapp (17) 99741 5495 e cuide bem da sua saúde.

Consultar Exame
×
Consultar Exame

×