Postagem única

tremor_nos_olhos

Tremor nos olhos e suas possíveis causas

Em algum momento da vida já sentimos os olhos tremerem ou vamos sentir. Embora não represente maiores problemas, o tremor nos olhos, melhor explicando, o tremor na pálpebra, ocorre por alguns fatores que devem ser considerados como: estresse, ansiedade e até mesmo uso prolongado da vista, seja na frente do computador ou em períodos longos de leitura sem descanso.

O tremor da pálpebra pode durar um ou dois dias, em alguns casos pode se estender por semanas, sendo motivo de bastante incômodo. Nesses casos é importante pedir orientação de um médico especialista: oftalmologista ou clínico geral, pois problemas de visão ou infecções também são responsáveis pela duração prolongada do tremor.

Por que o olho “pula”?

  • Estresse e ansiedade provocam diversas alterações no organismo, especialmente nos músculos, com a alta descarga de hormônios. Os músculos menores, como os da pálpebra, são os mais afetados, gerando uma movimentação involuntária e inconveniente.
  • Falta de vitaminas ou desidratação podem gerar espasmos involuntários da musculatura, atingindo as pálpebras. Vitamina B12 e minerais, como potássio e magnésio, se deficientes causam tremor nos músculos, assim como a pouco ingestão de água, levando à desidratação, que também enfraquece a musculatura.
  • Dormir pouco, menos de 7 ou 8 horas por noite, deixa os olhos cansados, pois ficam funcionando várias horas seguidas sem descanso. Quando isso ocorre, as pálpebras podem tremer sinalizando que precisam de mais tempo de repouso.
  • Tomar café ou álcool em excesso deixa o organismo mais alerta e desidratado, podendo causar tremor nas pálpebras. Tente reduzir o consumo desses e aumente a ingestão de água.
  • Secura nos olhos, muito comum após os 50 anos de idade, em quem usa lente de contato e em pessoas que ficam muitas horas em frente ao computador, pode causar tremores involuntários, que ocorrem na tentativa de contribuir para a hidratação ocular. É aconselhável a cada uma ou duas horas, fazer uma pausa de dez minutos em relação ao computador. O uso de colírios hidratantes também é interessante, mas cabe ao médico especialista orientar o mais adequado para cada caso.
  • Problemas relacionados à visão podem causar transtornos maiores ao corpo como dores de cabeça, cansaço excessivo e tremores nas pálpebras. Isso acontece porque os olhos, na busca extrema para focar o que se está olhando, ficam mais cansados do que o habitual.

    Como já citado anteriormente, o tremor costuma durar pouco tempo e tendo ciência de algumas das possíveis causas, pode-se mudar comportamentos que gerem o mesmo. Mas caso seja persistente, por volta de mais de uma semana, é essencial buscar ajuda médica. Apenas o especialista pode diagnosticar o que de fato está ocorrendo e indicar a melhor conduta a ser adotada.

Agende suas consultas e exames na Consulta Mais e tenha um atendimento com toda a atenção que você merece. Marque com a gente pelo telefone (17) 3512 2520 ou pelo Whatsapp (17) 99741 5495.

Consultar Exame

×
Consultar Exame

×