Postagem única

parto_normal_ cesaria_como_escolher

Parto normal ou cesárea? Como escolher

Juntamente com a alegria da gravidez, acompanham a mulher diversas dúvidas sobre a maternidade, muitas questões a decidir e uma das mais frequentes é a opção entre o parto normal e a cesárea. O importante é saber que qualquer que seja a decisão, ela deve ser tomada pela mãe juntamente com o médico (a) que fará o procedimento, com o objetivo de preservar a saúde do feto e da paciente.

Parto natural
Aqui não se pode prever a data do nascimento com precisão. O médico determinará um dia aproximado conforme a data do último período menstrual, mas que poderá adiantar ou atrasar.

Uma boa parte das mulheres consegue ter um trabalho de parto rápido depois das primeiras contrações ou a partir do momento que a bolsa estoura; em compensação outras chegam a levar 18 horas para o nascimento do bebê. De acordo com o estado da paciente, pode ser considerada pelo médico a possibilidade de cesárea para preservar o bem-estar da mesma, já que depois de tanto tempo ela estará enfraquecida e debilitada.

Uma das grandes vantagens do parto normal é o tempo mais curto no hospital, de aproximadamente 24 horas. Vindo de um procedimento sem intervenção cirúrgica, a mulher se recupera mais rapidamente, podendo retomar suas atividades em um menor espaço de tempo e de uma maneira mais natural.

Cesárea
O Brasil é líder nesta forma de nascimento, mesmo que preconizado pela Organização Mundial de Saúde que o parto vaginal é a melhor maneira do bebê chegar. Considera-se que apenas 15% dos partos apresentem indicação de cesárea, devendo o restante, 85%, ser feito via vaginal.

Mesmo tendo o planejamento como seu aliado e uma possibilidade maior de interferência profissional, a cesárea tem todos os riscos de uma cirurgia de médio porte igual qualquer outra, como por exemplo: sangramentos, reações negativas à anestesia e infecções.

Algumas das indicações médicas para cesárea são: cordão umbilical envolto no pescoço do bebê, posição errada do feto, grande tamanho do mesmo havendo descompasso com o tamanho da pelve da mãe, sinais de sofrimento fetal, apresentação de placenta prévia, pré-eclampsia (pressão arterial alta), entre outros.

O tempo de recuperação leva em média 48 a 72 horas, dependendo de cada organismo. Os cuidados com a cesárea são maiores, requerendo mais repouso e um tempo maior para realização de esforços e atividades físicas.

Enfim, além do fator escolha que a mulher tem em relação aos procedimentos que envolvem seu corpo, deve-se levar em consideração a saúde da mãe e do bebê; fator determinante para a opção do médico entre o parto normal e a cesárea.

Agende suas consultas e exames na Consulta Mais e tenha um atendimento com toda a atenção que você merece. Marque com a gente pelo telefone (17) 3512 2520 ou pelo Whatsapp (17) 99741 5495.

Consultar Exame

×
Consultar Exame

×